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 Iluminação de interiores [Por Arokh]

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Iluminação de interiores [Por Arokh] Empty
MensagemAssunto: Iluminação de interiores [Por Arokh]   Iluminação de interiores [Por Arokh] Icon_minitimeSáb maio 01, 2010 10:05 pm

Iluminação -
Teoria e pratica.
criado por Arokh


Iluminação de interiores [Por Arokh] Prmapmm4Iluminação de interiores [Por Arokh] Prmap6fc8

Criei
esse tópico, marcando como o inicio de muitos que farei daqui pra
frente, tentando finalizar de vez, essa comparação de jogos nacionais
com internacionais.. Vamos dar inicio a isso então, primeiro desculpem
se tiver algum erro de português, eu sou acostumado a escrever tudo
correndo e errado então não reclamem pois me esforcei u__u'..

Muito
bem, alguem ai ja parou pra pensar que apenas selecionamos o chip-set
mais conveniente para nós, mapeamos e chamamos aquilo de mapa,
e depois queremos ouvir elogios sobre a mapeação? É, quem falar que
não, pare de ler o tutorial, agora, quem vê que realmente age dessa
forma, seja bem vindo, e espero que leia este post/guia até o fim, pois
será necessario se você quiser dar um pequeno "pulo" no seu modo de
mapear.
Para mostrar exemplos, peguei imagens existente aqui no forum
mesmo:


Iluminação de interiores [Por Arokh] Memria1

Projeto [ O Próximo Deus ] - por
Wutsachi - Categoria Nacional.


Iluminação de interiores [Por Arokh] Screen7hq8

Projeto [ Aedemphia ] - por sei
la quem - Categoria Internacional.

Deu para notar que
ambas screens possuem "iluminação", mas uma fica mais destacada que a
outra, quem poderia me apontar o por que disso? Simples... São efeitos
criados com Photoshop, uma ferramenta que como
alternativa pode se tornar sua melhor amiga, mas não é só photoshop,
podemos usar outros programas graficos, basta este dar suporte ao que
queremos.

Dai então me vem aquele apresado e pergunta: "-Qual o
objetivo do tópico afinal? Mostrar o quão "simples" em iluminação
somos?"

E eu respondo, não só em iluminação, em tudo! Referente a
parte grafica.. Não digo que sou superior neste aspecto, porem, devemos
começar a sair desse eterno buraco que só fica mais e mais fundo! Muito
bem.. Ja mostrei como é uma iluminação de verdade, que tal mostrar como
se faz ela e como isso muda um mapa aparentemente podre? É isso ai,
vocês veram como muita coisa muda quando se trabalha bem com um mapa e
sua devida iluminação. VOu dar inicio exibindo a imagem que estarei
usando como base:


Iluminação de interiores [Por Arokh] Prmapmm4

Simples
este mapa, correto?

Primeiro de tudo, vamos separar por onde
queremos iluminação, e onde será a area neutra, ou melhor dizendo,
transparente! No caso, quero apenas que as janelas fiquem transparentes,
e pintarei com o paint o resto da imagem com 2 cores escuras, vamos
dizer que a primeira seja preto, para areas onde possivelmente o jogador
não vai pisar, areas inacessiveis, e um cinza bem escuro mas não a
ponto de se tornar um segundo preto, onde o jogador terá contato.
Devemos obter algo assim:


Iluminação de interiores [Por Arokh] Prmap2pr0

A
partir de agora, é obrigatório ter uma ferramenta grafica em mãos, deem
preferencia ao photoshop, por eu estar usando ele..

Primeiro
vou deixar claro, iluminação não é dificil... Sinceramente é facil, e
não é feita só de uma forma, são varias! O limite aqui é sua
criatividade e tambem seu caprixo claro, não vai saturar a tela toda com
luzes não rapaz ¬¬.
Alguem ai sabe o que é a ferramenta Burn
do Photoshop? Burn em português significa queimar, você da um aspecto
de queimado, escuro, onde a usa, esta é uma das formas que usamos para
fazer sombras de objetos!
Tambem temos a ferramenta Lighten,
mas ela eu sinceramente não uso.. Mas de qualquer forma, ela é o oposto
da burn, ou seja, ela clareia onde é usada.

Vamos
la, abrindo o photoshop galera! Se quiserem, usem a imagem do metro que
disponibilizei acima, é até melhor para irem treinando, com a imagem
aberta, vamos abrir a segunda, onde deixamos as janelas em evidencia, e
como segundo plano, o chão, e terceiro e menos importante vamos dizer
assim, as areas inacessiveis.
Cópiem e colem a imagem 2 na imagem 1,
criando assim a chamada Layer( Camada ), notem que esta camada fica
sobreposta a imagem original do metrô, é assim que trabalharemos!
Primeiro de tudo, observem bem, e pensem comigo, uma janela esta aberta,
e por sinal luz entra por ela, mas a luz alem de iluminar deixa algo no
chão se não me engano, pois a luz vem centralizada em um ponto/foco,
correto? é isso ai, por que não tentamos de inicio colocar o
reflexo/iluminação vinda da janela no chão? Para isso, é muito facil,
só requer um pouquinho de tempo, vamos aproveitar a janela do meio para
treinar.

obs: é importante estar de olho na layer original, não
faça a luz da janela ficar muito grande, nem faça ela ficar acima de
objetos que não deveria, isso é parte da teoria, pensem em objetos em 3
Dimenções, jogo a luz num ponto A, logo, meu ponto B terá sombra, apenas
um lembrete!

Vou pedir para que façam exatamente isso na imagem
de vocês:


Iluminação de interiores [Por Arokh] Prmap3fz2

Experimentem
ficar vendo a layer original, e depois colocar essa em cima, qual
aspecto temos aqui? Iluminação Focalizada vinda das janelas certo? =DDD

Proximo
passo agora, é, luz vermelha? lol... Não existe né? ok, existe, mas
nesse tuto não existe! ¬¬ Pintem esses quadrados vermelhos[todos!] de
branco, depois as sombras das janelinhas devem ficar com um aspecto de
luz jogada para varios lados, notem a imagem abaixo:


Iluminação de interiores [Por Arokh] Prmap4oy8
Eai, o que acharam? Esta ficando legal né?

Mas... Vamos dar mais
vida a isso né galera? Poxa vida, isso ainda não chega a ser a
iluminação citada acima. Vamos la então, primeiro, vamos usar nossa
ferramenta [bBurn Tool[/b], mas calminha ai! A ferramenta burn será
usada na layer que pintamos tudo de preto, cinza e as janelas de
vermelho, lembram? Pois bem, com a ferramenta Burn, ajustem ela para
melhor aparencia a seu gosto, e comecem a traçar possiveis sinais de
Sombra, notem abaixo a imagem:



Iluminação de interiores [Por Arokh] Prmap5jl7>>>Iluminação de interiores [Por Arokh] Prmap52tj8



Mapa claro demais? X.X, Tudo bem, seus problemas acabaram!
Vamos dar uma bela de uma escurecida! Peguem o local onde temos a
iluminação, e pintem de preto em uma nova layer, e depois coloquem esta
layer com algum efeito de layer ( overlay, lighten, veja qual fica
melhor! ) Eu pessoalmente sempre uso Soft Light com 80% de
opacidade!

Very well, ainda não temos nosso melhor
resultado, mas agora devo dizer que depende muito do que vocês vão
colocar! Notem que... uma imagem bem trabalha MESMO leva as vezes até
horas ali editando, vou mostrar o que eu fiz nessa que andei
exemplificando:


Iluminação de interiores [Por Arokh] Prmap6fc8

Lembrem-se!
Este é o primeiro tutorial de uma serie... Ainda terá varios que
ensinaram como fazer iluminações e aplicações que podem ser muito bem
vistas! Obrigado por lerem e até o proximo tutorial.
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